sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Apresentação de Vídeos Matemáticos


Aconteceu dia 06 na Escola a apresentação de trabalhos referente a proposta de leitura do livro " O Homem que Calculava". As proezas matemáticas do calculista persa Beremiz Samir - o Homem que Calculava - tornaram-se lendárias na antiga Arábia, encantando reis, poetas, xeques e sábios. Neste livro, Malba Tahan relata as incríveis aventuras deste homem singular e suas soluções fantásticas para problemas aparentemente insolúveis.


As turma 81 e 82 construíram vídeos matemáticos narrando as histórias contadas pelo árabe. A sessão de cinema rendeu  pipoca e muitas  risadas. Parabéns alunos, é assim que adquirimos conhecimento.


Em breve, postarei algum dos vídeos.
Saudações matemáticas.

domingo, 5 de dezembro de 2010

Teorema de Pitágoras

Teorema de Pitágoras

Pitágoras foi um importante matemático e filósofo grego. Nasceu no ano de 570 a .C na ilha de Samos, na região da Ásia Menor (Magna Grécia). Provavelmente, morreu em 497 ou 496 a.C em Metaponto (região sul da Itália).


Enquanto visitava o Egito, impressionado com as pirâmides, desenvolveu o famoso Teorema de Pitágoras. De acordo com este teorema é possível calcular o lado de um triângulo retângulo, conhecendo os outros dois. Desta forma, ele conseguiu provar que a soma dos quadrados dos catetos é igual ao quadrado da hipotenusa.





Vídeo sobre o Teorema 
 


PROPOSTA DE TRABALHO

Alunos da 8ª série da Escola João de Deus Nunes - turmas 81 e 82 constroem o conhecimento matemático sobre o Teorema de Pitágoras.
A criação de situação - problema que aborda o teorema foi realizada pelos alunos no ambiente da Escola e em locais da cidade, utilizando instrumento de medição e comprovando na prática sua utilização.


Fotos da atividade








 

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Deficiência matemática????


" Cerca de 20% da população mundial apresentam alguma deficiência matemática "

Imagine como seria se você pudesse desenvolver uma habilidade sem fazer qualquer esforço. Para isso, bastaria se submeter a algumas sessões de choque no cérebro. Pode parecer ficção científica, mas não é. Cientistas britânicos aperfeiçoaram o desempenho matemático de 15 pessoas ao aplicar em uma região específica de seus cérebros uma corrente elétrica fraca e constante. A pesquisa foi publicada esta semana na versão on-line da revista Current Biology.


Acesse o link abaixo e confira essa pesquisa
http://cienciahoje.uol.com.br/noticias/2010/11/terapia-de-choque-para-deficiencia-matematica

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

PROJETO " ADOLESCENTE CIDADÃO!"



Cidade: Canguçu – RS

Comp. Curriculares: Arte, Ciências da Natureza, Educação Física, Geografia,  História, Língua Estrangeira, Língua Portuguesa e Matemática.

Turmas Envolvidas: 12 turmas

                                         Alunos: 400 alunos
Objetivos
-Integrar o Jovem na sociedade;
-Entender o que é e como exercer a cidadania;
-Questionar como nossas escolhas, influenciam o nosso futuro;
-Valorizar o papel do Jovem e o quanto ele já pode influenciar no coletivo;
  

Atividades Interdisciplinares 
-Gincana da Semana do Estudante, com atividades esportivas, artístico-culturais, sessões de cinema, feira do livro, artes cênicas, banda marcial, campanhas de solidariedade, expo-sição de trabalhos, com culminância aberta a Comunidade;
-Utilização de blog para interação entre Aluno/Professor.


Palestras 
-Integração das turmas, envolvendo alunos eleitores (ativos e passivos), com direitos a voz e/ou voto;
-Abordagem de como funcionará o processo eleitoral 2010;
-Importância do exercício da cidadania, a cada eleição no Brasil;
-Importância do primeiro voto;
-Considerações a serem observadas na escolha de um candidato;
-Entender o que é Representatividade e Propor-cionalidade (coeficiente eleitoral);
-Conhecer os números eleitorais, do município, estado e país.
Trabalho sobre o resgate e valorização da memória;


Entrevistas

-Com pessoas da comunidade, sobre dietas de emagrecimento, focando a  valorização da saúde;
-Valorização da atividade física;
-Conversas com familiares sobre o processo eleitoral;
-

Trabalhos em aula 

-Discussão do que é Ser Adolescente  nos dias de hoje;
-Análise de textos e redações sobre cidadania;
-Confecção de cartazes, trabalhos de arte, murais e outros;
-Paródias, diálogos, expressão corporal;

A fazer 

-Pesquisa de campo;
-Construção de gráficos em porcentagem de dados eleitorais: por idade, estado civil, escolaridade e outros dados oficiais;
-Acompanhamento do 1º e 2º turno das eleições;
-Relação do Teorema de Pitágoras com os dias atuais na sua aplicação;
-Desfiles de moda;
-Semana da Pátria;
-E outros;
-

Professores 

-Ana Maria Soares de Matos
-Ana Paula Camargo
-Claudiomar Pinto de Oliveira
-Graciela Baschi Adamoli
-Idelma Mattos
-Margarida Bento
-Maricene Uarte Coelho
-Giovane Protzen
-Tanise Stumpf
-Tiago Klasen

 

terça-feira, 10 de agosto de 2010

2ª Mostra de Matemática




Foi um sucesso a 2ª Mostra de Matemática da Escola João de Deus Nunes!
Abordando o tema Copa do Mundo os alunos desenvolveram diversas atividades durante as aulas,  com culminância na Mostra. Paralelamente aconteceu a Feira de Ciências. 

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Onde foi parar o 1 real fujão?


 Problema sugerido na aula esta semana, então cá está alunos....se divirtam e coloquem suas conclusões.

Vitória, Andrini  e Thais foram a pizzaria. Conversa vai, conversa vem, perceberam que já era hora de ir para suas respectivas casas.
Pediram a conta. O garçom – que foi simpático durante toda a estadia das gurias naquele bar – trouxe o fatídico papelzinho que descrevia com exatidão todos os gastos que elas tiveram. Valor da conta? R$ 25,00
Abriram as carteiras e surpresa! Cada uma dispunha de apenas uma nota de 10 reais. Juntaram as notas e entregaram R$30,00 para pagar. O garçom devolveu o troco em 5 notas de 1 real. Instintivamente, cada uma pegou uma das notas. Na mesa restaram duas. Ficou decidido que essas ficariam de caixinha para o garçom.
Vitória, a matemática do trio, voltou para casa intrigada. Chegando ao lar, telefonou para as amigas e expôs o que a afligia:
Gurias -disse ela – Se cada uma de nós deu 10 reais, mas cada uma de nós pegou de volta 1 real, significa que gastamos 9 reais cada uma, certo? 9 meu, nove da Andrini e mais 9 da Thais, dá 27 reais. Com os 2 reais de caixinha do garçom, fica tudo em 29 reais. Mas espera aí… nós não demos 30 reais inicialmente? Onde foi parar esse 1 real fujão?


As amigas ficaram embasbacadas e intrigadas….

Agora é com vocês caros alunos: Onde foi parar o 1 real fujão?

POSTEM NOS COMENTÁRIOS SUAS OPINIÕES.

Número Áureo

POIS BEM, CAROS ALUNOS...HOJE DURANTE A AULA, ENQUANTO FALÁVAMOS DE RAZÃO...NESSE CONTEXTO SURGIU O NÚMERO ÁUREO...DEIXAREI ABAIXO ESTA PEQUENA SÍNTESE SOBRE O ASSUNTO E UM VÍDEO.
lEIAM E ASSISTAM O VÍDEO PARA DESPERTAR A CURIOSIDADE DE VOCÊS E PESQUISAREM MAIS SOBRE ESTE TEMA.


A proporção áurea ou número de ouro ou número áureo ou ainda proporção dourada é uma constante real algébrica irracional denotada pela letra grega φ (phi) e com o valor arredondado a três casas decimais de 1,618. É um número que há muito tempo é empregado na arte. Também é chamada de: seção áurea, secção áurea, razão áurea, razão de ouro, divina proporção, proporção em extrema razão, divisão de extrema razão ou áurea excelência.

É frequente a sua utilização em pinturas renascentistas, como as do mestre Giotto. Este número está envolvido com a natureza do crescimento. Phi (não confundir com o número Pi π), como é chamado o número de ouro, pode ser encontrado na proporção em conchas (o nautilus, por exemplo), seres humanos (o tamanho das falanges, ossos dos dedos, por exemplo), até na relação dos machos e fêmeas de qualquer colméia do mundo, e em inúmeros outros exemplos que envolvem a ordem do crescimento.

Justamente por estar envolvido no crescimento, este número se torna tão frequente. E justamente por haver essa frequência, o número de ouro ganhou um status de "quase mágico", sendo alvo de pesquisadores, artistas e escritores. Apesar desse status, o número de ouro é apenas o que é devido aos contextos em que está inserido: está envolvido em crescimentos biológicos, por exemplo. O fato de ser encontrado através de desenvolvimento matemático é que o torna fascinante.
FONTE:http://pt.wikipedia.org/wiki/Propor%C3%A7%C3%A3o_%C3%A1urea



APÓS ASSISTIREM O VÍDEO MATEMÁTICOS, PESQUISEM E POSTEM NOS COMENTÁRIOS SOBRE ESSE TEMA VISTO EM AULA.

domingo, 20 de junho de 2010

Projeto Jornal Mathematicando - 1ª edição



Tendo como proposta de trabalho o uso de Mídias na Educação, desde 2008 venho conciliando na Escola E.E.M. João de Deus  Nunes, como alunos do turno da manhã, 8ª série, turmas 81 e 82, projetos onde haja a constante criação do conhecimento matemático nas aulas e sua devida integração com as Tics.

sábado, 19 de junho de 2010

Canguçu em Números





Trabalho realizado por [Gerônimo, Andriny, Soelen, Raquel, André, Isadora - Turma 81]
[ Leandro, Helena, Nanashara, Taciane- Turma 82]

Comemorando...

junho de 2010 

153 anos de emancipação de nosso Município!
42 anos da criação da Escola E.E. Médio João de  Deus  Nunes!
1ª Edição do Jornal Mathematicando!


Aniversariantes de Junho  

profª Ana Paula ( Artes)
profª Graciela ( Matemática)
prof. Tiago ( Ed. Física)

Descontraindo...

Equação do AMOR

12 DE JUNHO
DIA DOS NAMORADOS 
No Brasil, o primeiro Dia dos Namoradosfoi comemorado em 1953, organizado por comerciantes paulistas. A data 12 de junho foi escolhida por ser a véspera do dia da morte de Santo Antônio (1195 - 1231), tradicional camenteiro e protetor dos apaixonados, para quem as moças acendem velas pedindo por um namorado. Curiosamente, antes de se instalar esta tradição, Santo Antônio era o santo dos objetos perdidos. Aliás, não se pode pensar em objeto mais perdido do que um namorado de quem nem se conhece o rosto...O dia foi criadp para fornecer um pretexto para que as pessoas amadas sejam presenteadas e assim demonstre amor por elas. 

Matematicamente falando, eis o X da questão:



Trabalho realizado por [ Natália, Acauã, Greice, Andressa, Henrique, Andriéle - Turma 81]

Música Copa



Trabalho realizado por [ Anthony, Fabrício,lucas, Gabriel e Leoanrdo - Turma 81]

Sudoku

O que é o SUDOKU?
Como se faz?
Um sudoku é um puzzle em que se tem de preencher as casas vazias com algarismos de 1 a 9, de modo que o mesmo algarismo não se repita em cada linha, coluna e quadrado. 
Um puzzle  sudoku tem a  ver com a lógica e não conhecimentos de matemática. 
Para facilitar a resolução de uma sudoku deve procurar-se para cada casa quais os números que a podem ocupar, que são os que não aparecem já na linha, coluna e quadrados que correspondem a esse bloco. 
Nas casas em que só surge um número, esse é o certo e definitivo, depois é prosseguir com o mesmo processo. Só há uma solução para cada puzzle sudoku.

Divirta-se!!!!!!!!!



Trabalho realizado por [ Vitória Heling, Daniele, Sonia Taís, Helen, Cindy - turma 81]

Enquete da Copa


E.E.E.Médio João de Deus Nunes
Enquete sobre a Copa do mundo
Entrevistados : alunos de 6ª, 8ª e 1º ano Médio.
Total : 100 votos

Quem você acha que ganhará a Copa do Mundo de 2010?

Trabalho realizado por [ Vinícius, Matheus, Juliano e Jhonatan - Turma 81]




Cruzadinhas Malucas








Trabalho realizado por [ Victória, Maiara, Jordana, Nathalia, Bárbara - Turma 82]

 

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Vale Ouro!!!

Destaques em Matemática - 1º trimestre

Turma 81 - André Kruger Miguietti
Turma 82 - Guilherme Gonçalves Rickes

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Dados da Copa

A copa do Mundo de futebol da Fifa, iniciou em 1928, quando Jules Rimet, decidiu criar um torneio internacional. A primeira competição ocorreu em 1930, tendo a participaçã de 13 equipes convidadas. Com o crescimento da competição, hoje é necessário passar por uma etapa classificatória de dois anos de duração, que conta com a participação de aproximadamente duzentas seleções de países, para participar do campeonato.
A população da África do Sul é de 44 187 637 habitantes(est. 2006) e a densidade populacional de 36, 35 hab/km2. A tava de natalidade registra um valor de 18, 27 % e a taxa de mortalidade é 22%. A esperança média de vida é de 42, 73 anos. O valor do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é de 0,684 e o valor ID ajustado ao Gênero (IDG) é de 0,678(2001). Estima-se que em 2025 a população diminua para 35109000 habitantes, como consequência da expansão da epidemia de SIDA. Os  negros correspondem a 76% da população total, os brancos representam 13% e as restantes etnias são 11%.

Cartão amarelo mais rápido: 0 segundo, Sergey Gorlukovich - Rússia - copa do mundo de 1994; Giampiero Marini - Itália - Polônia - Copa do mundo de 1982.
Seleção com maior número de vermelhos : 9 pela Argentina(em 62 partidas) e 9 pelo Brasil ( em 87 partidas)
Jogo com maior número de vermelhos - 4 ( 2 em cada) Portugal x Holanda (2006), árbitro Valentin Ivannov ( rússia)
Edição com maior número de amarelos : 310 ( em 64 partidas) 2006 - Alemanha
Seleção com maior número de amarelos: 88 pela Argentina ( em 64 partidas)
Jogador com maior número de cartões : 6, Cafu ( Brasil), 1994 - 2006
Maior número de cartões numa única partida : 16 cartões amarelos e 4 cartões vermelhos Portugal - Países baixos, Copa do mundo de 2006 ( árbitro Valentin Ivanov)

TABELA DE JOGOS DO BRASIL - GRUPO G
15/06 - 11h - Baía Nelson Mandela / Port Elizabeth ( Costa do Marfim x Portugal)
15/06 - 15h 30 - Johannesburgov ( Brasil x Coreia do Norte)
 20/06- 15h 30 - Johannesburgo ( Brasil x Costa do Marfim)
21/06 - 15h 30 - Cidade do Cabo ( Portugal x Coreia do Norte)
 25/06 - 11h - Durban ( Portugal x Brasil)
25/06 - 11h  - Nelspruit ( Coreia do Norte x Costa do Marfim )



Trabalho realizado por [ Adriel, Emilia, Wendel, Guilherme Rickes- turma 82 ]

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Pensamento

A matemática apresenta invenções tão sutis que poderão servir não só para satisfazer os curiosos, como também para auxiliar as artes e polpar trabalho aos homens. [Descartes]

domingo, 6 de junho de 2010

Dúvidas

Oi meu gênios matemáticos!!!!!
Deixarei esse tópico caso vocês queiram postar nos comentários, dúvidas quanto ao andamento das atividades "relâmpago" que estamos executando essa semana para Mostra!!

Coloquem a mente pra funcionar e vamos lá!!!!!!!!

terça-feira, 11 de maio de 2010

E você? é par ou ímpar?


Imagem extraída de: http://mydailycolumn.files.wordpress.com/2009/07/graphics-mdc-lottery-balls.jpg

Fazendo leituras matemáticas na net me deparei com um texto sobre “ par e ímpar” e diante das comparações feitas achei interessante postar, digamos que matematicamente falando a definição de números pares e ímpares seria:


Números pares e ímpares 

Um número inteiro qualquer é dito par se, ao ser dividido pelo número dois, resulta em um número inteiro, caso contrário esse número é dito ímpar.

Definição

eja P o conjunto dos números inteiros pares e I o conjunto formado pelos números inteiros ímpares, então:
P = \left\{ x \in \mathbb{Z} | x = 2y, y \in \mathbb{Z} \right\}
I = \left\{ x \in \mathbb{Z} | x = 2y - 1, y \in \mathbb{Z} \right\}

Propriedades dos números pares e ímpares

Sobre os conjuntos P e I e tendo como conjunto universo o conjunto dos números inteiros, determina-se as seguintes propriedades


  • P \subset \mathbb{Z}



  • I \subset \mathbb{Z}



  • P \cap I = \emptyset



  • P \cup I = \mathbb{Z}



  • P = \bar{I} = \mathbb{Z} - I



  • I = \bar{P} = \mathbb{Z} - P
Seja p um número par qualquer e i um número ímpar qualquer, define-se as seguintes propriedades:



  • A soma ou subtração de dois números pares resulta em um número par


  • A soma ou subtração de dois números ímpares resulta em um número par


  • A soma ou subtração de um número par com um número ímpar resulta em um número ímpar


  • A multiplicação de um número par por um número par resulta em um número par


  • A multiplicação de um número ímpar por um número ímpar resulta em um número ímpar


  • A multiplicação de um número par por um número ímpar resulta em um número par


  • A divisão entre dois números pares resulta em um número par:

Extraído de : http://pt.wikipedia.org/wiki/N%C3%BAmeros_pares_e_%C3%ADmpares



Agora acompanhe essa matéria , achei maravilhosamente bacana!

Um simples jogo de par ou ímpar 

Como a maioria dos homens, só me lembro que existe algo chamado ‘par ou ímpar’ quando estou disputando uma partida de futebol e alguém precisa decidir quem vai dar o pontapé inicial. Confesso que não tenho jogado muita bola (infelizmente), por isso, de uns tempos para cá, descobri que esse tradicional joguinho tem outra aplicação, bem mais abstrata: ele pode ser usado como metáfora do comportamento humano.



Sim, é isso mesmo que você leu. Não estou viajando, mas antes que você me acuse de ser o cara mais ‘cabeça’ do mundo, vou tentar explicar o que isso quer dizer.
Outro dia, só para variar, eu estava com dois amigos tomando uma cerveja na Vila Madalena. Um deles é um solteiro convicto; o outro é recém-separado. É claro que rolou a tradicional discussão sobre casamento, namoradas, etc. E aí o solteiro perguntou ao separado se ele já estava namorando alguém. Meu amigo respondeu que sim. E o solteiro retrucou, com sarcasmo: “Eu sabia, você tem isso no sangue”. Antes de perguntar o que ‘isso’ queria dizer, me veio à cabeça a ideia de que algumas pessoas têm, sim, ‘isso’ no sangue. E outras, não.
Acho que meu amigo solteiro quis dizer que algumas pessoas foram feitas para viver acompanhadas, enquanto outras se dão melhor em um estado de solidão consciente. A partir disso, imaginei que o mundo poderia ser dividido em pessoas ‘par’ e pessoas ‘ímpar’.
Pessoas ‘par’ não conseguem viver sozinhas. Precisam de alguém para se sentirem completas. Mal saem de um relacionamento, engatam outro, automaticamente. Dormir sozinho? Pesadelo na certa. Elas têm ‘isso’ no sangue, uma necessidade incontrolável de viver a dois.
Já as pessoas ‘ímpar’ não precisam de ninguém: elas se bastam. Algumas tentam viver acompanhados, mas desistem. Talvez seja falta de paciência, talvez seja apenas incapacidade de compartilhar a vida. A longo prazo, só aguentam a si mesmas.
Para o bem da humanidade, é bom que exista um número maior de ‘pares’ do que de ‘ímpares’, até porque isso garante a nossa preservação como espécie. Mas na prática temos que respeitar as decisões das pessoas. E eu arriscaria dizer que há uma outra metáfora aí: no par ou ímpar, assim como nos relacionamentos, nunca sabemos como o outro vai jogar.
Ganhar ou perder não depende só de você ou do outro ‘jogador’. E é aí que a metáfora sobre o comportamento humano faz mais sentido: o resultado (no jogo, no relacionamento) depende da soma dos números que os jogadores colocam, certo? Ou seja, não importa se você é par ou ímpar… o jogo só existe quando há dois jogadores. 
Extraído de: http://blogs.estadao.com.br/felipe-machado/um-simples-jogo-de-par-ou-impar/

 

Bacana não é mesmo?
E você, é par ou ímpar!!!?
Saudações matemáticas pessoal!!!





quarta-feira, 28 de abril de 2010

Avaliações - Turma 81

Matemáticos da turma 81.
Nosso líder Gerônimo organizou as datas de avaliações.
Fiquem atentos!!!!!

Avaliações 1º Trimestre 2010 – Turma 81

Provas:
29/04 - Prova Artes
04/05 - Prova Português
06/05 - Prova Química
14/05 - Prova História
18/05 - Prova Matemática

Trabalhos:
03/05 – Português
12/05 – Geografia

Recuperação:
05/05 – Geografia
13/05 – Química
18/05 – Português
20/05 – Artes
25/05 - Matemática

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Tabuada

Pessoal, pesquisando sites encontrei esse jogo pra fixar a tabuada.

Vale a pena conferir e CALCULAR!! hehehe


http://www.aulavaga.com.br/jogos/educativos/Multiplication/


Teste os seus conhecimentos da tabuada.
Escolha os números que pretende multiplicar por forma a obter o valor indicado no fundo da tela.
Quanto mais rápido for, mais pontos obterá!

DIVIRTAM-SE!

sexta-feira, 2 de abril de 2010

MALBA TAHAN, um escritor que contava histórias das Arábias.


Malba Tahan era o pseudônimo do professor de Matemática Júlio César de Mello e Souza, nascido em 06/05/1895 no Rio de Janeiro, viveu em Queluz e morreu no Recife em 17/05/1974. Professor Emérito da Faculdade Nacional de Arquitetura, do Instituto de Educação do Distrito Federal e professor do Colégio D. Pedro II, ele é o autor de um romance " O HOMEM QUE CALCULAVA".

As proezas matemáticas do calculista persa Beremiz Samir - o Homem que Calculava - tornaram-se lendárias na antiga Arábia, encantando reis, poetas, xeques e sábios. Neste livro, Malba Tahan relata as incríveis aventuras deste homem singular e suas soluções fantásticas para problemas aparentemente insolúveis.

O Homem que Calculava de Malba Tahan é um livro curioso e criativo do ponto de vista matemático e filosófico, pois além de raciocínio lógico também utiliza filosofia na resolução dos problemas. Contando a história de um sábio muçulmano e dos problemas lógicos e matemáticos que ele foi encontrando pelo caminho, e para os quais encontrou as soluções através de um raciocínio matemático simples.



PREZADOS CALCULISTAS das turmas 81 e 82.

Apreciem a leitura deste livro que no 2º trimestre será apresentada a proposta de trabalho em grupo, referente ao livro, que chamaremos de : " Os alunos que calculavam". Portanto se encantem com a matemática nessa leitura!!!

Um forte abraço, matematicamente grandioso e abençoado à todos
profª Lela.

quinta-feira, 25 de março de 2010

ATENÇÃO - Turma 81

Pessoal, copiem os cálculos que não conseguimos finalizar em aula, ok?
a) 45000
b)0,000001
c)129,4
d)0,000273
e)123400
f)0,06
g)0,00007
h) 700
i)0,5
j)0,08
k)0,003
l)0,000008
m)300
n) 0,005
o)0,831
p)417,51
q)4137,7
r)5000
s)0,0007
t)0,00102

quarta-feira, 24 de março de 2010

ARQUIMEDES, CONTADOR DE AREIA


Turmas 81 e 82
"Há quem pense, Rei Gelão, que o número de grãos de areia é infinito. E quando menciono areia refiro-me não só aquela que existe em Siracusa e no resto da Sicilia mas também àquela que se encontra nas outras regiões, sejam elas habitadas ou desabitadas..."



Acessem e apreciem a leitura do texto abaixo:

http://www.educ.fc.ul.pt/docentes/opombo/seminario/contadorareia/versaocomenvelhas.htm


Após reflexão deixe seu COMENTÁRIO, relacionando com o conteúdo trabalhado em aula e sobre quem foi ARQUIMEDES.
Bons estudos matemáticos!!!!!!!
Coloquem nome e turma no comentário.

domingo, 10 de janeiro de 2010

POESIA MATEMÁTICA

Poesia Matemática
Millôr Fernandes

Às folhas tantas
do livro matemático
um Quociente apaixonou-se
um dia
doidamente
por uma Incógnita.
Olhou-a com seu olhar inumerável
e viu-a do ápice à base
uma figura ímpar;
olhos rombóides, boca trapezóide,
corpo retangular, seios esferóides.
Fez de sua uma vida
paralela à dela
até que se encontraram
no infinito.
"Quem és tu?", indagou ele
em ânsia radical.
"Sou a soma do quadrado dos catetos.
Mas pode me chamar de Hipotenusa."
E de falarem descobriram que eram
(o que em aritmética corresponde
a almas irmãs)
primos entre si.
E assim se amaram
ao quadrado da velocidade da luz
numa sexta potenciação
traçando
ao sabor do momento
e da paixão
retas, curvas, círculos e linhas sinoidais
nos jardins da quarta dimensão.
Escandalizaram os ortodoxos das fórmulas euclidiana
e os exegetas do Universo Finito.
Romperam convenções newtonianas e pitagóricas.
E enfim resolveram se casar
constituir um lar,
mais que um lar,
um perpendicular.
Convidaram para padrinhos
o Poliedro e a Bissetriz.
E fizeram planos, equações e diagramas para o futuro
sonhando com uma felicidade
integral e diferencial.
E se casaram e tiveram uma secante e três cones
muito engraçadinhos.
E foram felizes
até aquele dia
em que tudo vira afinal
monotonia.
Foi então que surgiu
O Máximo Divisor Comum
freqüentador de círculos concêntricos,
viciosos.
Ofereceu-lhe, a ela,
uma grandeza absoluta
e reduziu-a a um denominador comum.
Ele, Quociente, percebeu
que com ela não formava mais um todo,
uma unidade.
Era o triângulo,
tanto chamado amoroso.
Desse problema ela era uma fração,
a mais ordinária.
Mas foi então que Einstein descobriu a Relatividade
e tudo que era espúrio passou a ser
moralidade
como aliás em qualquer
sociedade.

domingo, 3 de janeiro de 2010

" Um matemático que não é também um pouco poeta nunca será um matemático completo."



“Ao lidar com pessoas, lembre-se de que você não está lidando com seres lógicos, e sim com seres emocionais.” Dale Carnegie

“Tudo aquilo que conseguimos realizar foi graças a ajuda de outras pessoas.” Walt Disney