terça-feira, 21 de junho de 2011

Matemática & Mídias - tratando a informação.


Muito bacana as apresentações de trabalhos das minhas 8ª séries– T 81 e 82 , discutindo temas propostos envolvendo saúde, geografia, história, meio ambiente, economia, cidadania, tecnologias, temas esses relacionados à matemática e explorados através do estudo de médias, IDH, Densidade demográfica, arredondamentos de dados, transformação de medidas, cálculos de distância e velocidade, pontos turísticos com relógio de flores circulares, porcentagem, álgebra, gráficos e tabelas, energia elétrica, análise de dados, consumo, doenças, qualidade e expectativa de vida.

Tais atividades promoveram a interação e socialização de conhecimentos nas aulas através da troca de informações matemáticas, trazendo os conhecimentos adquiridos pelos alunos durante as pesquisas, estudos, resolução de exercícios, enfim...enquanto conversam “matematicamente” já vivenciam a utilização da matemática em diversos campos do conhecimento.

Esse trabalho permeado pela utilização de recursos de mídias possibilitou aos alunos aprimorarem a utilização de ferramentas tecnológicas, como pesquisas na internet, produção de gráficos, slides de apresentação, vídeos, utilização de data show, interação através do blog,  entre outros, além de ser explorado a questão do RESPEITO, tema este de extrema importância e que conduziu o 1º trimestre na Escola. Foi abordado o trabalho em equipe e o respeito ao colega, frisando que o ato de participar, escutar e respeitar as ideias alheias se faz essencial no mundo globalizado. O respeito à vida, lembrando atos de qualidade de vida e a questão do respeito aos direitos autorais tanto em imagens ou textos da internet também foram temas discutidos nas aulas.

“Possibilitar aos alunos a socialização de conhecimentos matemáticos, permeados por mídias, torna o aprendizado mais prazeroso e construtivo.”

Parabéns aos alunos pelos trabalhados apresentados!!!!

Um comentário:

Luciano Soares disse...

Que turminha do barulho! hahaha.