quinta-feira, 23 de junho de 2011

Aeróbica cerebral

Formação continuada de professores? Eu voto a favor!!!!

Cada aprendizado nesses cursos me remete a lei da ação/reação! Fato este como o curso de formação continuada da Sec. Municipal de Educação e Esportes de Canguçu, via projeto NECIM que pude participar durante alguns encontros de colegas matemáticos e coordenado pela maravilhosa Profª. Ms. Rose de Pinho Vargas, que foi minha professora a 10 anos atrás, no período de faculdade...sendo sempre um prazer reencontrá-la e partilhar experiências e conhecimentos.
Um dos assuntos abordados foi  sobre “pensamento, emoção e cérebro humano” despertando a minha curiosidade sobre o tema que ela abordou durante os encontros : Aeróbica Cerebral.

Claro que tive de por em prática na sala de aula esses conhecimentos!!!!
Quem ganha com isso? Os alunos.

Segundo um texto, que por curiosidade e interesse acabei lendo em minhas viagens internéticas:

 Exercitar o corpo para que ele pareça bonito? Seguir dietas e estilo de vida que nos deixem saudáveis é sempre preciso, porém precisamos cuidar, exercitar e manter saudável também o centro de comando e controle do nosso físico: o Cérebro! Diz a especialista em Neurociência Rosalia Schwark, e para isso a “manutenção” do mesmo é preciso e requer nutrição, descanso e cuidados! Ela comenta também sobre a negligência com esse órgão do corpo humano:  “Uma incapacidade de lidar com o excesso de informações externas, gerando a produção do hormônio cortisol, que é secretado em reação de estresse, que quando produzido em altas quantidades é tóxico para o cérebro e acaba matando ou danificando bilhões de células cerebrais. Além disso, o cortisol reduz o nível de glicose que é o combustível principal do cérebro e destrói os mensageiros químicos – neurotransmissores- que conduzem seus pensamentos de uma célula para outra. Quando a função dos neurotransmissores é interrompida, ou quando o suprimento de combustível para o cérebro cai, você encontra dificuldade para se concentrar ou recordar alguma coisa. Com o passar dos anos, à medida que degenera fisicamente, seu cérebro também perde a capacidade de orquestrar adequadamente as glândulas endócrinas secretoras de hormônios, que são um elo principal entre seu corpo e sua mente. Quando isso acontece, você sofre uma baixa na energia, no estado de humor,no impulso sexual e na função imunológica.”

Quem quiser ler na integra o texto, pode acessar :
http://www.movimentoperfeito.com.br/movimento_s_1.php

É muito interessante!


Então matemáticos... como podem ver, é  de suma importância, trazer para as aulas atividades de raciocínio e aeróbica cerebral, pois ajuda  a manter a capacidade de memorização, criatividade, humor, alegria e satisfação. Sem falar que posso explorar a utilização dessa técnica utilizando o recurso de mídias que tanto aprecio.




Um comentário:

Anônimo disse...

http://educivica.com.sapo.pt/blogsnaeduca.pdf