domingo, 15 de março de 2009

Projeto XEQUE MATE-maticando



Teremos caros matemáticos,turmas 81 e 82 durante nossas aulas de matemática um momento para que vocês possam desenvolver através do jogo, a percepção, estratégias e o cálculo mental. E para isso, contamos com o nosso amigo Cícero, que agradeço imensamente a disponibilidade!!!!

Na Matemática, nas ciências em geral, e igualmente no xadrez a apreensão de certas regras é obviamente decisiva. E após o conhecimento das regras faz-se necessário ir além...é preciso saber desmontar o problema, como uma engrenagem que precisa funcionar, sem perder o sentido de cada peça.

As aplicações matemáticas do xadrez nos mostram a relação do jogo com a matemática. Se analisarmos as semelhanças entre um enxadrista e um matemático podemos visualizar no tabuleiro. A anotação de uma partida se dá num eixo cartesiano, digamos o eixo y equivalendo à numeração das filas, enquanto o eixo x equivale às colunas, que vão da letra “a” até a letra “”h”. e o ponto onde converge o eixo x e y, denominamos de casa. Por exemplo e4, etc. Sem falar a atenção necessária a ambos para desenvolver idéias mentalmente, antes de executá-las. Na verdade uma partida se desenvolve na mente de quem joga, todas estratégias e infinitas idéias em fração de segundos, a visualização das próximas jogadas sem mover as peças. E o matemático também, ele precisa articular idéias, procurar soluções mentalmente para encontrar a melhor forma de resolver um problema.

Fantasticamente deslumbrante a percepção de que o “cálculo” é uma ferramenta indispensável no xadrez e na matemática.
Espero que vocês aproveitem esses momentos em sala de aula através do Projeto XEQUEMATE-maticando.

profª Lela.

Nenhum comentário: