quinta-feira, 23 de junho de 2011

Aeróbica cerebral

Formação continuada de professores? Eu voto a favor!!!!

Cada aprendizado nesses cursos me remete a lei da ação/reação! Fato este como o curso de formação continuada da Sec. Municipal de Educação e Esportes de Canguçu, via projeto NECIM que pude participar durante alguns encontros de colegas matemáticos e coordenado pela maravilhosa Profª. Ms. Rose de Pinho Vargas, que foi minha professora a 10 anos atrás, no período de faculdade...sendo sempre um prazer reencontrá-la e partilhar experiências e conhecimentos.
Um dos assuntos abordados foi  sobre “pensamento, emoção e cérebro humano” despertando a minha curiosidade sobre o tema que ela abordou durante os encontros : Aeróbica Cerebral.

Claro que tive de por em prática na sala de aula esses conhecimentos!!!!
Quem ganha com isso? Os alunos.

Segundo um texto, que por curiosidade e interesse acabei lendo em minhas viagens internéticas:

 Exercitar o corpo para que ele pareça bonito? Seguir dietas e estilo de vida que nos deixem saudáveis é sempre preciso, porém precisamos cuidar, exercitar e manter saudável também o centro de comando e controle do nosso físico: o Cérebro! Diz a especialista em Neurociência Rosalia Schwark, e para isso a “manutenção” do mesmo é preciso e requer nutrição, descanso e cuidados! Ela comenta também sobre a negligência com esse órgão do corpo humano:  “Uma incapacidade de lidar com o excesso de informações externas, gerando a produção do hormônio cortisol, que é secretado em reação de estresse, que quando produzido em altas quantidades é tóxico para o cérebro e acaba matando ou danificando bilhões de células cerebrais. Além disso, o cortisol reduz o nível de glicose que é o combustível principal do cérebro e destrói os mensageiros químicos – neurotransmissores- que conduzem seus pensamentos de uma célula para outra. Quando a função dos neurotransmissores é interrompida, ou quando o suprimento de combustível para o cérebro cai, você encontra dificuldade para se concentrar ou recordar alguma coisa. Com o passar dos anos, à medida que degenera fisicamente, seu cérebro também perde a capacidade de orquestrar adequadamente as glândulas endócrinas secretoras de hormônios, que são um elo principal entre seu corpo e sua mente. Quando isso acontece, você sofre uma baixa na energia, no estado de humor,no impulso sexual e na função imunológica.”

Quem quiser ler na integra o texto, pode acessar :
http://www.movimentoperfeito.com.br/movimento_s_1.php

É muito interessante!


Então matemáticos... como podem ver, é  de suma importância, trazer para as aulas atividades de raciocínio e aeróbica cerebral, pois ajuda  a manter a capacidade de memorização, criatividade, humor, alegria e satisfação. Sem falar que posso explorar a utilização dessa técnica utilizando o recurso de mídias que tanto aprecio.




quarta-feira, 22 de junho de 2011

Matematicando/ construindo conhecimento.

 Olá meus matemáticos!!!
Cá estou eu para interagirmos sobre as atividades matemáticas propostas em aula. 
Vou deixar algumas sugestões e links para auxiliar nos trabalhos. 
Podem postar nos comentários suas dúvidas, ok?

Bom trabalho para todos e MÃO NA MASSA!!!!!


Assunto : Pesquisa :Dia Nacional da matemática /Matemáticos - Báskara, Tales de Mileto, Pitágoras, Malba Tahan, Arquimedes, Einsten, Euclides,René Descartes, entre outros...








Assunto : História do número 8 ( respeito)

Assunto : tabuada


Lembrem-se que todos trabalhados realizados terão socialização em sala de aula e culminância na Mostra de matemática, portanto deve constar os dados : componentes, turma, professora.





Saudações matemáticas ;)



terça-feira, 21 de junho de 2011

Matemática & Mídias - tratando a informação.


Muito bacana as apresentações de trabalhos das minhas 8ª séries– T 81 e 82 , discutindo temas propostos envolvendo saúde, geografia, história, meio ambiente, economia, cidadania, tecnologias, temas esses relacionados à matemática e explorados através do estudo de médias, IDH, Densidade demográfica, arredondamentos de dados, transformação de medidas, cálculos de distância e velocidade, pontos turísticos com relógio de flores circulares, porcentagem, álgebra, gráficos e tabelas, energia elétrica, análise de dados, consumo, doenças, qualidade e expectativa de vida.

Tais atividades promoveram a interação e socialização de conhecimentos nas aulas através da troca de informações matemáticas, trazendo os conhecimentos adquiridos pelos alunos durante as pesquisas, estudos, resolução de exercícios, enfim...enquanto conversam “matematicamente” já vivenciam a utilização da matemática em diversos campos do conhecimento.

Esse trabalho permeado pela utilização de recursos de mídias possibilitou aos alunos aprimorarem a utilização de ferramentas tecnológicas, como pesquisas na internet, produção de gráficos, slides de apresentação, vídeos, utilização de data show, interação através do blog,  entre outros, além de ser explorado a questão do RESPEITO, tema este de extrema importância e que conduziu o 1º trimestre na Escola. Foi abordado o trabalho em equipe e o respeito ao colega, frisando que o ato de participar, escutar e respeitar as ideias alheias se faz essencial no mundo globalizado. O respeito à vida, lembrando atos de qualidade de vida e a questão do respeito aos direitos autorais tanto em imagens ou textos da internet também foram temas discutidos nas aulas.

“Possibilitar aos alunos a socialização de conhecimentos matemáticos, permeados por mídias, torna o aprendizado mais prazeroso e construtivo.”

Parabéns aos alunos pelos trabalhados apresentados!!!!

Doces momentos...FENADOCE 2011



Na terça-feira (21) a profª Marli e profª Lela, prestigiaram com os alunos a 19ª FENADOCE em Pelotas, evento este que a Escola sempre possibilita aos alunos a oportunidade de se fazerem presente. Com inúmeras atrações, os alunos assistiram apresentações de dança, desfile temático e divertiram-se no parque, além de  saborearem os deliciosos doces de Pelotas.

Quinta-feira ( feriado) a profª Léa também estará presente com alunos do 3º ano.

Para conferir a programação completa do evento , acesse o link:

domingo, 12 de junho de 2011

A História do Dia dos Namorados


As comemorações dos Dias dos Namorados possuem várias explicações possíveis, baseada na tradição cristã, romana e pagã. A Igreja Católica reconhece três santos com o nome de Valentim, mas o santo dos namorados parece ter vivido no Século III, em Roma, onde os casais celebram seu dia, em 14 de fevereiro.
Valentim era um sacerdote cristão contemporâneo do imperador Cláudio II, que queria constituir um exército romano grande e forte, mas não conseguiu atrair muitos soldados, porque os homens não se dispunham a abandonar as suas mulheres e famílias e partirem para a guerra. Assim, o imperador proibiu os casamentos entre jovens e Valentim, revoltado, resolve realizar casamentos secretos. Quando foi descoberto, foi preso, torturado e decapitado a 14 de Fevereiro.
Já na Roma Antiga, a data era celebrada em 15 de Fevereiro (que, no calendário romano, coincidia aproximadamente com o início da Primavera) no festival Os Lupercalia. Na véspera desse dia, eram colocados em recipientes pedaços de papel com o nome das raparigas romanas. Cada rapaz retirava um nome, e essa rapariga seria a sua namorada durante o festival (ou, eventualmente, durante o ano que se seguia).
Com o tempo, o dia 14 de Fevereiro ficou marcado como a data de troca de mensagens amorosas entre namorados, sobretudo em Inglaterra e na França - e, mais tarde, nos Estados Unidos. Neste último país, onde a tradição está mais institucionalizada, os cartões de S. Valentim já eram comercializadas no início do século XIX.
Há também quem defenda que o costume de enviar mensagens amorosas neste dia não tem qualquer ligação com o santo, datando da Idade Média, quando se cria que o dia 14 de Fevereiro assinalava o princípio da época de acasalamento das aves.
No Japão existem dois dias dos namorados. O primeiro é 14 de fevereiro, quando as mulheres dão presentes e chocolates para amigos, namorados e afins. E no dia 14 de março é a vez dos homens retribuírem o presente.
No Brasil comemoramos o Valentine's Day como Dia dos Namorados, em 12 de junho.
Fonte: http://www.esteticderm.com.br/amenidades/namorados.htm


VALE MATEMATICAR NESTE DIA TAMBÉM...hehehe