sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Apresentação de Vídeos Matemáticos


Aconteceu dia 06 na Escola a apresentação de trabalhos referente a proposta de leitura do livro " O Homem que Calculava". As proezas matemáticas do calculista persa Beremiz Samir - o Homem que Calculava - tornaram-se lendárias na antiga Arábia, encantando reis, poetas, xeques e sábios. Neste livro, Malba Tahan relata as incríveis aventuras deste homem singular e suas soluções fantásticas para problemas aparentemente insolúveis.


As turma 81 e 82 construíram vídeos matemáticos narrando as histórias contadas pelo árabe. A sessão de cinema rendeu  pipoca e muitas  risadas. Parabéns alunos, é assim que adquirimos conhecimento.


Em breve, postarei algum dos vídeos.
Saudações matemáticas.

domingo, 5 de dezembro de 2010

Teorema de Pitágoras

Teorema de Pitágoras

Pitágoras foi um importante matemático e filósofo grego. Nasceu no ano de 570 a .C na ilha de Samos, na região da Ásia Menor (Magna Grécia). Provavelmente, morreu em 497 ou 496 a.C em Metaponto (região sul da Itália).


Enquanto visitava o Egito, impressionado com as pirâmides, desenvolveu o famoso Teorema de Pitágoras. De acordo com este teorema é possível calcular o lado de um triângulo retângulo, conhecendo os outros dois. Desta forma, ele conseguiu provar que a soma dos quadrados dos catetos é igual ao quadrado da hipotenusa.





Vídeo sobre o Teorema 
 


PROPOSTA DE TRABALHO

Alunos da 8ª série da Escola João de Deus Nunes - turmas 81 e 82 constroem o conhecimento matemático sobre o Teorema de Pitágoras.
A criação de situação - problema que aborda o teorema foi realizada pelos alunos no ambiente da Escola e em locais da cidade, utilizando instrumento de medição e comprovando na prática sua utilização.


Fotos da atividade








 

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Deficiência matemática????


" Cerca de 20% da população mundial apresentam alguma deficiência matemática "

Imagine como seria se você pudesse desenvolver uma habilidade sem fazer qualquer esforço. Para isso, bastaria se submeter a algumas sessões de choque no cérebro. Pode parecer ficção científica, mas não é. Cientistas britânicos aperfeiçoaram o desempenho matemático de 15 pessoas ao aplicar em uma região específica de seus cérebros uma corrente elétrica fraca e constante. A pesquisa foi publicada esta semana na versão on-line da revista Current Biology.


Acesse o link abaixo e confira essa pesquisa
http://cienciahoje.uol.com.br/noticias/2010/11/terapia-de-choque-para-deficiencia-matematica