terça-feira, 11 de maio de 2010

E você? é par ou ímpar?


Imagem extraída de: http://mydailycolumn.files.wordpress.com/2009/07/graphics-mdc-lottery-balls.jpg

Fazendo leituras matemáticas na net me deparei com um texto sobre “ par e ímpar” e diante das comparações feitas achei interessante postar, digamos que matematicamente falando a definição de números pares e ímpares seria:


Números pares e ímpares 

Um número inteiro qualquer é dito par se, ao ser dividido pelo número dois, resulta em um número inteiro, caso contrário esse número é dito ímpar.

Definição

eja P o conjunto dos números inteiros pares e I o conjunto formado pelos números inteiros ímpares, então:
P = \left\{ x \in \mathbb{Z} | x = 2y, y \in \mathbb{Z} \right\}
I = \left\{ x \in \mathbb{Z} | x = 2y - 1, y \in \mathbb{Z} \right\}

Propriedades dos números pares e ímpares

Sobre os conjuntos P e I e tendo como conjunto universo o conjunto dos números inteiros, determina-se as seguintes propriedades


  • P \subset \mathbb{Z}



  • I \subset \mathbb{Z}



  • P \cap I = \emptyset



  • P \cup I = \mathbb{Z}



  • P = \bar{I} = \mathbb{Z} - I



  • I = \bar{P} = \mathbb{Z} - P
Seja p um número par qualquer e i um número ímpar qualquer, define-se as seguintes propriedades:



  • A soma ou subtração de dois números pares resulta em um número par


  • A soma ou subtração de dois números ímpares resulta em um número par


  • A soma ou subtração de um número par com um número ímpar resulta em um número ímpar


  • A multiplicação de um número par por um número par resulta em um número par


  • A multiplicação de um número ímpar por um número ímpar resulta em um número ímpar


  • A multiplicação de um número par por um número ímpar resulta em um número par


  • A divisão entre dois números pares resulta em um número par:

Extraído de : http://pt.wikipedia.org/wiki/N%C3%BAmeros_pares_e_%C3%ADmpares



Agora acompanhe essa matéria , achei maravilhosamente bacana!

Um simples jogo de par ou ímpar 

Como a maioria dos homens, só me lembro que existe algo chamado ‘par ou ímpar’ quando estou disputando uma partida de futebol e alguém precisa decidir quem vai dar o pontapé inicial. Confesso que não tenho jogado muita bola (infelizmente), por isso, de uns tempos para cá, descobri que esse tradicional joguinho tem outra aplicação, bem mais abstrata: ele pode ser usado como metáfora do comportamento humano.



Sim, é isso mesmo que você leu. Não estou viajando, mas antes que você me acuse de ser o cara mais ‘cabeça’ do mundo, vou tentar explicar o que isso quer dizer.
Outro dia, só para variar, eu estava com dois amigos tomando uma cerveja na Vila Madalena. Um deles é um solteiro convicto; o outro é recém-separado. É claro que rolou a tradicional discussão sobre casamento, namoradas, etc. E aí o solteiro perguntou ao separado se ele já estava namorando alguém. Meu amigo respondeu que sim. E o solteiro retrucou, com sarcasmo: “Eu sabia, você tem isso no sangue”. Antes de perguntar o que ‘isso’ queria dizer, me veio à cabeça a ideia de que algumas pessoas têm, sim, ‘isso’ no sangue. E outras, não.
Acho que meu amigo solteiro quis dizer que algumas pessoas foram feitas para viver acompanhadas, enquanto outras se dão melhor em um estado de solidão consciente. A partir disso, imaginei que o mundo poderia ser dividido em pessoas ‘par’ e pessoas ‘ímpar’.
Pessoas ‘par’ não conseguem viver sozinhas. Precisam de alguém para se sentirem completas. Mal saem de um relacionamento, engatam outro, automaticamente. Dormir sozinho? Pesadelo na certa. Elas têm ‘isso’ no sangue, uma necessidade incontrolável de viver a dois.
Já as pessoas ‘ímpar’ não precisam de ninguém: elas se bastam. Algumas tentam viver acompanhados, mas desistem. Talvez seja falta de paciência, talvez seja apenas incapacidade de compartilhar a vida. A longo prazo, só aguentam a si mesmas.
Para o bem da humanidade, é bom que exista um número maior de ‘pares’ do que de ‘ímpares’, até porque isso garante a nossa preservação como espécie. Mas na prática temos que respeitar as decisões das pessoas. E eu arriscaria dizer que há uma outra metáfora aí: no par ou ímpar, assim como nos relacionamentos, nunca sabemos como o outro vai jogar.
Ganhar ou perder não depende só de você ou do outro ‘jogador’. E é aí que a metáfora sobre o comportamento humano faz mais sentido: o resultado (no jogo, no relacionamento) depende da soma dos números que os jogadores colocam, certo? Ou seja, não importa se você é par ou ímpar… o jogo só existe quando há dois jogadores. 
Extraído de: http://blogs.estadao.com.br/felipe-machado/um-simples-jogo-de-par-ou-impar/

 

Bacana não é mesmo?
E você, é par ou ímpar!!!?
Saudações matemáticas pessoal!!!